Essas coisas, logo aí embaixo... Palavras ditadas por um Ghost Writer.

23 de jul. de 2007

Vamos falar de proibições... Ou não atinjam o meu copo.

Tudo bem, admito, já devia ter escrito isso antes. Afinal de contas o assunto teve seu auge de divulgação na mídia há quase um mês. Mas foda-se! Só agora eu consegui tempo pra organizar minhas idéias sobre isso e, além do mais, ainda é tempo de TENTAR conscientizar [grande pretensão, a minha! Eu não conscientizo nem o meu cachorro...] as pessoas, já que a medida -- equivocada, pra dizer o mínimo -- a que me refiro ainda não foi tomada!

A essas alturas do campeonato todos já devem ter ouvido falar sobre a "sugestão" do secretário de segurança da nossa "província" [vulgo RS, pra quem não sabe, hehe]. Restringir a venda de bebidas alcoólicas nos finas de semana e nas noites dos outros dias, na capital e em algumas cidades da grande Porto Alegre. Ora, uma medida como essa não tem o menor cabimento em pleno terceiro milênio, na minha opinião.

Em primeiro lugar, a bebida não "cria" comportamentos perigosos, nem é a culpada por "desvirtuar" pessoas de bem, transformando-as em assassinos em potencial. Se uma pessoa é capaz de atitudes danosas à sociedade ou a ela mesma quando alcoolizada, é por que, nesse momento, exterioriza instintos repreendidos por ela quando "sóbria".

Quando alguém dirige de forma imprudente ou se envolve numa briga por estar bêbada, já tinha essa predisposição antes. Só que era freada pela moral -- falsa, já que a moral verdadeira independe de repressão alheia -- ou pelas leis.

Já estamos em 2007 e ainda se fala em políticas de proibição?! A humanidade devia caminhar para um pensamento racional, desprendido de preconceitos e moralismos arcaicos, ao invés de retroceder com medidas como essa.

Muitos devem conhecer o ditado popular que diz que "o que é proibido é mais gostoso" [ou algo que o valha, hehehe]. Uma frase como essa já demonstra o "sucesso" que um plano desse tipo pode alcançar!

É o governo estadual, numa atitude BURRA, criando um novo inimigo público: o tráfico de bebidas alcoólicas nos horários de proibição!!

Ainda há mais dois argumentos que podem ser usados contra a "inteligentíssima" idéia do nosso secretário de segurança. Para ilustrar um deles, usarei minha experiência como exemplo.

Geralmente, quando saio com amigos à noite, consumo bebidas alcoólicas. Nunca dirigi, portanto, não represento nenhum risco ao trânsito. Também nunca arranjei brigas nos meus "passeios noturnos", apesar de ingerir álcool. A pergunta que fica na minha cabeça: Eu, e outras tantas pessoas pacíficas que gostam de se divertir, devemos "pagar a conta" pelos irresponsáveis?!

Ainda, como último argumento, cito o já usado [principalmente pelo donos de bares e etc.] tema do desemprego. Será que já se pensou seriamente sobre quantas pessoas, como garçons e outros trabalhadores da noite, perderiam seus postos de trabalho?

Deixo claro que, na minha opinião, a medida até pode surtir algum efeito. Mas ela é paliativa e injusta com muitas pessoas. Se o Estado quer combater o número de homicídios e os acidentes no trânsito, deve visar atingir a consciência das pessoas, não seus copos! Para concluir, uso o nome de uma comunidade do Orkut pra deixar um apelo ao secretário: "Eu NUNCA fiz amigos bebendo leite"!! Hahahaha [tentei terminar esse texto de forma irônica para não terminá-lo chorando...].





[Observações: 1- Desculpem qualquer erro de grafia. Meu computador trava a cada 20 segundos, e eu escrevi isso meio sonolento, hehe. 2- Se achar o texto interessante, repasse-o. Quanto mais pessoas tomarem conhecimento disso, maior será a chance de fazer oposição à tal "Lei Seca". 3- Originalmente postado em http://www.comentariosescritos.blogspot.com/]

2 comentários:

Anônimo disse...

É Thiago, o bicho "homem" não vai tomar jeito NUNCA! Então é inútil tentar proibir isso e aquilo. Quem quiser beber e dirigir (por exemplo) vai dar um jeitinho com ou sem proibições, e fazer merda igual. Sendo proibido então vai ser mais divertido ainda de burlar a "lei"... A grande maioria das pessoas já costuma fazer burradas e não estar nem aí pros outros sóbrias. Bebendo não ficam muito diferentes.
^F^

Anônimo disse...

a merda com a lei seca! uma medida muito perigosa, sem cabimento e hipócrita