Essas coisas, logo aí embaixo... Palavras ditadas por um Ghost Writer.

31 de out. de 2006

Songs For The Deaf (Resenha atrasada "só" 3 ou 4 anos!! Antes tarde do que nunca!!)...


Pois bem, como eu não sei falar de nada mais a não ser de música resolvi me aventurar pelo seguro (Seguro?? Sentiu o sarcasmo??) mundo das criticas musicais (Críticas??? Não sei se essa é a palavra certa... Prefiro "Comentários Musicais"!!). E para inaugurar essa nova prestação de serviço que o Comentários Escritos (marca registrada) faz aos seus (5...) leitores eu vou falar sobre o cd que mais me impressionou esse ano (e que, junto com o "Playback", da Walverdes foi o disco que mais ouvi!!)...

Songs for the Deaf, 3º disco do Queens of the Stone Age é o cd comentado. E eu começo com uma idéia simples... Esse disco é O MELHOR DISCO DESDE "IN UTERO", do Nirvana (no dia em que eu ouvir o "OK computer", do Radiohead, quem sabe eu possa repensar isso)!! Ele tem o que 99% do "rock" (essas aspas são pejorativas... Não se engane!!) atual não tem: pegada, vontade, "fúria" (essas últimas aspas NÃO foram pejorativas), urgência e milhares de outros adjetivos que eu não lembro!!

Eu lhes digo (eis o momento em que vocês se deparam com uma verdade ABSOLUTA!!! Não questionem!!): Daqui a 20 anos, quando os "entendidos de música" fizerem listas sobre "os discos mais fodões do rock", lá estará o Songs for the Deaf (eu li em algum lugar que a tradução do título do disco significa "música pra surdos"!!! Só sendo surdo mesmo dá pra perdoar alguém que não tenha escutado esse disco histórico ainda!!), com certeza citado como "a melhor coisa feita no início do 3º milênio!!

Sem dúvida, só no futuro o Queens terá então a consideração que merece!! Algo parecido já aconteceu com os Stooges, que na sua época áurea, era desconsiderado, subestimado e ignorado pela mídia... Hoje, o seu som garageiro é reconhecido como influência para grande parte do rock que surgiu a partir do início da década de 70!!

Saindo da sessão de previsões do futuro (com o oferecimento da Mãe Dináh!!) e passando a falar do som do disco, uma coisa que ele mostra é algo que fará muitos fãs do multi-instrumentista Dave Grohl me matarem... O DAVE TEM QUE VOLTAR PRA BATERIA!!! É isso que ele faz de melhor, esmurrar aquele instrumento com a criatividade e o carisma que Deus (??) lhe deu!! Ele não é um péssimo guitarrista e vocalista, mas ele tem "O DOM" de tocar bateria... E me parece um desperdício ele não aproveitar esse Dom (lembrando que o Taylor, batera do Foo fighters também é fud***(adjetivo censurado)!!!

Mas fora isso, vamos falar de algumas faixas que merecem destaque no disco (não necessariamente em alguma ordem racional...):

Hangin' Tree. Bom, pra falar dessa faixa é só dizer que quem canta é o Mark Lanegan (que era ou é do Screeming Trees), e ele tem uma voz totalmente afudê!! Nenhum outro cara do rock atual tem uma voz tão "instigante" (??) como a dele. Trilha perfeita para um filme de suspense!

Song for the Dead. Essa música tem o poder de deixar alguém surdo... Se você via o VideoClash (na MTV lá por 2004, eu acho) pode notar que uma parte da introdução da música era usada no começo do programa (e daí??? Grande coisa isso!!). Quem canta nessa faixa é o baixista Nick Olivieri (que infelizmente não está mais na banda, e felizmente está no Mondo Generator)!! Simplesmente uma "cavalice"!!

The Sky is Fallin'. "A" música!! Simplesmente 'fuderenga' às ganhas!! Peso na medida, melodia perfeita. Uma combinação que faz dessa música uma das mais bonitas que EU já ouvi!! Um certo ar sombrio garante a ela um casamento perfeito com dias nublados... Citando o refrão da música: "...Close your eyes and see/ The sky is Falling..." Não tem muito como descrever a sensação de escutar essa música, só ouvindo mesmo!!

No One Knows: a música que, provavelmente, é a mais conhecida do CD. O clipe (muito engraçado, por sinal!!) teve boa exibição na MTV (nos tempos em que ainda passavam clipes na emissora!!), graças a participação de Dave Grohl. Eu mesmo, quando vi pelas primeiras vezes o clipe chamava-o de: "o clipe da banda em que o Dave Grohl toca bateria", hehee!! Musiquinha alegre, leve e discontraída, perfeita para apresentar a banda para ouvidos assustados com o tal "rock pesado" (??)...

Mosquito Song. Singela e engraçada (pelo menos EU acho muito engraçado o fato de que ele fala sobre mosquitos no tom em que os emos falam sobre amor... Entendeu?? Nem eu!! Hehehe...), cheia de efeitos, uns sutís, outros nem tanto... O fato é que, apesar de não usar e abusar (de forma muito boa, por sinal!!) dos graves e das distorções (coisa característica do som das "Rainhas"(= Queens!!)), essa música mostra melodia e riff marcantes, um dos traços da banda do Sr. Josh Homme!!

Na versão que eu consegui do disco (graças ao advento das comunidades do orkut sobre bandas e do download gratuito!!), que é a versão que saiu no Reino Unido, ainda tem como "bonus tracks" a versão ao vivo de "Lost Art of Keeping a Secret" (música do disco anterior, "Rated R"!! A original já é massa, ao vivo então... nem se fala!!) e Everybody's Gonna Be Happy... Segundo minhas informações jornalísticas NADA (eu disse NADA!!) precisas, essa última música se trata de uma cover... Se é ou não é, não sei. Mas a música é bem "divertida" e "alegrinha" (como o nome dá a entender, afinal, "todo mundo vai ficar feliz"... Se minha tradução estiver errada reclamem com minhas antigas professoras de inglês, não comigo!!)...

Então é isso, procure na internet o disco pra baixar (em caso de dúvidas, pergunte-me como)!! NÃO COMPRE NAS LOJAS, não dê seu dinheiro pra esses safadinhos que cobram caro!! Seja feliz, escute Queens e entre na cruzada contra o pseudo-rock (por que nem toda banda independente é interessante, e nem todo músico de gravadora é uma merda!!!)... Mas isso é papo pra outra das minhas pregações religiosas...

Faixas do disco:

1- You Think I Ain't Worth a Dollar, but I Feel Like a Millionaire
2- No One Knows
3- A Song for the Dead
4- The Sky Is Falling
5- Hangin' Tree
6- Go With the Flow
7- Gonna Leave You
8- Do It Again
9- God Is in the Radio
10- Another Love Song
11- Mosquito Song (Hidden Track)
12- The Lost Art of Keeping a Secret (UK Bonus Track-live)
13- Everybody's Gonna Be Happy (UK Bonus Track)

Nenhum comentário: