Essas coisas, logo aí embaixo... Palavras ditadas por um Ghost Writer.

15 de set. de 2006

GIG Rock... Ou acampamento INDIEgena (1ª noite)

Oh yeah, foi isso que você acabou de ler... O (ou "A"?? O substantivo "gig" é uma palavra em inglês, e eu esqueci as aulas de inglês!!) GIG Rock mais parecia um acampamento INDIEgena do que qualquer outra coisa!! Mas como é meu dever (e só por isso, diga-se de passagem!) de semi-jornalista-bolsista-viciado-em-roquenrou, eu fui até o evento pra trazer a vocês uma análise jornalística e isenta (hahahahahahahaahahahahaa)!!

Imitações dos caras do Strokes pra todos os lados, menininhas com sainhas recatadas e sapatinhos infantis... Claro que não podemos deixar de citar o neo-brechó-modernoso-pra-rockeirinhos-cheios-da-grana, chamado de "Mercado Lado B". Admito, dei uma volta pro lá, mas foi só pra disfarçar (afinal no sábado eu cheguei antes do horário e tinha que entrar pra não morrer de frio!!)...

Mas o festival não foi feito só dessas visões do inferno... E vejamos o porquê disso: Porque foi o maior e melhor festival (em relação às bandas) que eu já fui!! E isso já basta (pra mim pelo menos, se pra ti não serve como justificativa TE RALA! Risada má: uááhahahahahahaa)!!

Para tentar (eu disse TENTAR!!) explicar melhor o festival eu vou dividir os comentários por dias (já que o festival aconteceu sábado e domingo, 2 e 3 de setembro, respectivamente) e/ou por bandas!!

Sábado: FRIO, MUITO FRIO (chovia)!!! Mas como eu já tinha comprado o passaporte (25 pilas) eu ia no GIG Rock de qualquer jeito (mesmo sem ter comprado, eu não cogitava EM HIPÓTESE ALGUMA perder os shows de tantas bandas legais!!)...

Depois de ficar perdido entre tantas pessoas desconhecidas (o único corajoso que me acompanhou ao tal lugar foi o grande amigo Fernando "Xitão", parceria nos 2 dias) vi os Stratopumas (que são uma imitação barata dos Strokes, que é banda bem tri, por sua vez...) e tomamos algumas (poucas e caras!!) cevas...

SHE'S OK:
Comentário do Xitão pra mim quando entramos no festival:
- O cara, aquele ali que entrou não é o baixista do Replicantes?
Eu não sabia o que vinha pela frente... Quando olho a 1ª banda vejo tanto ele quanto o batera dos Replicantes tocando no palco!!! Até aí tudo bem, já que os "Replis" andam meio parados, acho normal os caras fazerem outro som e tal... Mas só que fiquei decepcionado!! Não curti a She's Ok, uma banda entre o "eu-curto-indie-rock" e "eu-sou-sensual" (essa última parte cabe à vocalista, que não era ruim, mas não era tudo isso também...)!! PRA ONDE VAI O MUNDO?? PRA ONDE VAI O MUNDO?? PRA ONDE É QUE ELE VAI?? PRA ONDE É QUE ELE VAI??

LARANJA FREAK:
Com esse nome eu esperava uma banda bem chata (ou indie, como preferirem chamar), mas o que eu vi foi um vocalista muito doido (isso É um elogio!), que me lembrou o cara do Jethro Tull (não sei se escrevi certo!!) e uma banda muito legal (até com backing vocals!!). A Laranja não tinha quase nada de freak, muito pelo contrário, melodias pop (que, como eles mostram, quando bem trabalhadas são legais!!) e temas já conhecidos como amor e etcetera (a coisa "freak" da Laranja deve ser o vocalista... E isso É outro elogio!!).

DIRTY:
Conheci a Dirty quando os caras da AdeNóide (!!!) foram tocar em Porto (Alegre) convidados por eles... E quem me conhece sabe que eu curto pra caralho o som dessa banda pela influência visível neles do SONIC YOUTH!!! Logo não preciso dizer que gostei... Mas a novidade é que agora são 3 (EU DISSE 3!!) guitarras na banda!! Vou perguntar para o pessoal se eles não querem adotar um 4º guitarrista (heheehehehe...), canhoto e do "Interior"!! As notas sobre o show ficam por conta da corda que estourou na 1ª música, do instrumento da 3ª e nova guitarrista... e o modelito com gravata borboleta da 2ª guitarrista (uhúúú!!).

CARTOLAS:
Bom, outra banda que eu já conhecia, mas ao contrário da Dirty, praticamente todo mundo também conhecia foi os Cartolas. O vocalista e seus "hábitos" são um caso a parte de tão engraçados (e isso é legal!!)... A banda é boa (o baterista viu vários vídeos do Keith Moon, com certeza) mas acho eu que, por terem ganhado o "Óbvio que é Rock" (sabe como é... vai que eu use o nome da empresa de telefonia e me processem?!! Mas não se preocupe... é CLARO que é a empresa que tu pensou!!!) e por terem bastante admiradores (eu incluso nesse barco) já se acham "estrelas-do-rock" (sabe aquelas caretas ou poses feitas por "grandes estrelas"?? É mais ou menos isso...). Mas isso tudo não atrapalha o som legal que eles fazem...

GOOD MORNING KISS:
NÃO VI, NÃO PRESTEI ATENÇÃO E TAMBÉM NÃO GOSTEI!!!!!

VIANNA MOOG:
Não prestei atenção por que estava numa grande fila pra esvaziar a bexiga (entenda-se fazer xixi, etc...), mas o pouco que ouvi do som me deu a impressão de ter superestimado essa banda... Acho eu que eles já tocaram em Gravataí, por isso eu tinha uma boa impressão deles... Não foi bem o que eu esperava!!

VALENTINA:
"Toda bichisse será perdoada por um cara sereno como eu (por que eu acho que todos tem lugar no mundo e o preconceito é uma merda etc, etc, etc...), mas desde que não seja CHATA" (a fase andrógina do Bowie é "afeminada", mas não é ruim como esse vocalista)!!! O vocalista era simplesmente IRRITANTE (ele imitava descaradamente o vocalista do Placebo, que nem é lá grande coisa, mas não é tão ruim, ou tentava cantar como uma criança de 5 anos de idade)!!! NÃO GOSTEI (2)!!!!

IRMÃOS ROCHA!:
AFUDÊ!!!! Os caras ouviram muito Ramones quando eram piás (e isso é tri!!)... Músicas curtas, velozes, BARULHO (o cara da banda Valentina devia aprender com eles)!!! Destaque para o belo baixo usado pelo baixista (que não sei o nome!! Isso é que é jornalismo eficiente... heheehehe!!) e a pose de "eu-não-me-emociono-com-vocês" do vocalista... Quando os Irmãos Rocha! tocaram eu senti falta da velha RODA PUNK (que combinaria perfeitamente com o som dos caras)!!! Mas eu estava numa festa indie, sabe como é...

ZEFIRINA BOMBA:
Pouco antes do show eu e o "mano Xitão" estávamos tentando comprar um cachorro quente (3 REAIS!!!! Assalto!! Monopólio!! O cachorro quente que eu compro perto de casa por 2 REAIS valeria muito mais do que aquilo, mas como eu não tinha alternativa...) quando, esperando ser servido eu escuto (isso seria explicado da forma correta com sons, e não com palavras, mas aí vai...) A INTRODUÇÃO DE ANEURYSM, DO NIRVANA!!!! Logo eu pensei: PUTAQUEPARIU, CARALHO!!!! QUE AFUDÊ!!!! Mas eu estava na fila esperando, com fome, o meu cachorro magro (e morno!!). Como eu já tinha pago pela "iguaria" esperei (angustiado!) até ser servido... Quando consigo sair correndo até o palco vejo um cara com uma camiseta com os dizeres "C'mon over/ Do the twist" (primeiras frases de Aneurysm!!) tocando loucamente sua viola distorcida, uma banda muito boa e tal... Resumindo: O show da Zefirina é rápido, barulhento e explosivo ("fiquei" fã dos caras depois de ver o show)!! E ainda tem as peripécias do vocalista Ilsom, que só pra alegrar a festa, subiu no bumbo da bateria, na armação do teto e pulou loucamente sobre o palco (fazendo sair um barulho dos diabos de sua viola)!! Grunge is NOT DEAD!!

ÉRIKA MARTINS & TELECATS:
Rumores dizem que essa tal Érika é gostosinha e bonitinha (aí fica minha curiosidade mórbida...), mas eu vi não o show, nem ela... As músicas são bem chatinhas, bem coisa de indie-que-não-gosta-de-barulho (aquelas pessoas que insistem em dizer que Beatles é melhor que LED ZEPPELIN!!). Eu escutei de "longe" por que estava na frente do outro palco, pra ver um show que eu esperava a muuuito tempo...

FORGOTTEN BOYS:
SIMPLESMENTE ROCK N' ROLL, LITTLE BABY!!! Desde junho (última vez que vieram ao RS) eu estava esperando ver os caras ao vivo (já tinha perdido as esperanças de vê-los nesse ano!!), e eles não decepcionaram, valeu a espera!!! Uma porrada atrás da outra, tudo sendo executado NO ÚLTIMO VOLUME DOS AMPLIFICADORES!!! Tocaram várias músicas do novo e ótimo CD (Stand by the D.A.N.C.E.) e outra clássicas como "Musketeer", "Cumm On" e "Rock N' Roll Band"... Muitos indies correram por causa da barulheira, outras pessoas (como eu!!) se amontoaram perto do palco pra dançar, pular e agitar ao som dos "garotos esquecidos". Deram uma aula de como fazer um show de rock (energia total, baby!! Vamos ensurdecer a platéia)!! E eu voltei pra casa com um pensamento na cabeça: "Eu quero tocar guitarra numa banda e fazer isso um dia!!"

Depois disso fiquei HORAS nas redondezas do lugar onde foi o show, por motivos de força maior... Passei frio e voltei dormindo no ônibus pra casa (com fome)... Mas é isso que faz o rock ser tão diferente dos outros estilos musicais, e que faz com eu fique indignado com esses indies bundões: rock é visceral, rock vicía, o rock é vida e morte ao mesmo tempo, e não pose e frescuras!! Mas, apesar dos pesares, eu faria tudo de novo!!!

"I KNOW, IT'S ONLY ROCK N' ROLL, BUT I LIKE IT!!"

2 comentários:

Anônimo disse...

Thiago... escritor e guitarrista canhoto esquecido no tempo e espaço...

COMENTEM AQUI, CARAMBA!!!!

...NEM QUE SEJA PRA RECLAMAR!!!!

Anônimo disse...

PUTAQUEOPARIU!!!

O CARA EH FODA SEMPRE!!!

PENA A REALIDADE INDIE ESTAR DOMINANDO!!

NOOOOOOOOOOOOOOOOOO




MTO FODA IRMAOZINHO!!!