Essas coisas, logo aí embaixo... Palavras ditadas por um Ghost Writer.

2 de set. de 2006












OS CLÁSSICOS DO CINEMA


Hoje em dia a indústria cinematográfica vive de sequencias,adaptações e remakes.Nos anos 80 o cinema viveu seu melhor momento,lançando filmes que viraram clássicos e marcaram Época.

Quem nunca ouviu a famosa frase "Hasta La vista Baby",quem nunca quis curtir a vida como o jovem Ferris ou ainda quem já se imaginou passando un final de semana com seus colegas num acampamento distante de tudo com um louco a solta com um facão na mão e uma mascará de Hockey.

CONFIRA A LISTA DOS + MAIS:

O EXTERMINADOR DO FUTURO (1984)
Terminator


Andróide vem do futuro com o objetivo de matar a mãe de um futuro líder guerrilherio humano e assim evitar o seu nascimento. Mas um guerrilheiro do futuro vem também com o objetivo de proteger a mãe e garantir o nascimento da criança.

De James Cameron.Com Arnold Schwarzenegger (Exterminador),Michael Biehl (Kyle Reese) e Linda Hamilton (Sarah Connor).Seguido por O Exterminador do Futuro 2 (1991) e O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas (2003).

CURTINDO A VIDA ADOIDADO (1986)
Ferris Bueller's Day Off


No último semestre do curso do colégio, estudante sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com a namorada, seu melhor amigo e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio e de sua própria irmã.

Com Matthew Broderick.

Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator em Comédia/Musical (Matthew Broderick).

SEXTA-FEIRA 13 (1980)
Friday the 13th


No Lago Cristal, um acampamento de férias, dois adolescentes foram assassinados. Vinte anos após o crime o acampamento reabre, mas uma série de novas mortes acontecem novamente.

Sexta-Feira 13 é o 1º filme baseado no personagem Jason Voorhess. Os demais foram: Sexta-Feira 13 - Parte II (1981), Sexta-Feira 13 - Parte III (1982), Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final (1984), Sexta-Feira 13 - Parte V: Um Novo Recomeço (1985), Sexta-Feira 13 - Parte VI: Jason Vive (1986), Sexta-Feira 13 - Parte VII: A Matança Continua (1988), Sexta-Feira 13 - Parte VIII: Jason Ataca em Nova York (1989), Jason Vai Para o Inferno - A Última Sexta-Feira (1993) e Jason X (2002).

Além dos filmes da série "Sexta-Feira 13", o personagem Jason Voorhess aparece também em Freddy x Jason (2003).

QUERO SER GRANDE (1988)
Big

História fantástica sobre um menino de doze anos que pede para se tornar adulto a um boneco em um parque de diversões. No dia seguinte, ele já aparenta ser um adulto e a mãe o expulsa de casa, pois não conhece aquele estranho. Entretanto, ele continua sendo uma criança, apenas seu corpo cresceu, e este seu lado infantil será uma arma a seu favor no mundo dos adultos.

Com Tom Hanks.Recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Ator (Tom Hanks) e Melhor Roteiro Original.

Ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator - Comédia/Musical (Tom Hanks), além de ter sido indicado na categoria de Melhor Filme - Comédia/Musical

OS GONNIES (1985)
The Goonies


Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. É quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas.

STALLONE COBRA (1986)
Cobra


Policial se empenha ao máximo para proteger uma bela modelo (Brigitte Nielsen), que se tornou alvo de uma seita que mata as pessoas sem nenhum motivo aparente.

Com Sylvester Stallone.

CEMITÉRIO MALDITO (1989)
Pet Sematary


Recentemente os Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão relutantes em falar sobre o cemitério e eles tem um bom motivo para tal comportamento. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as conseqüências são inimagináveis.

Seguido por O Cemitério Maldito 2 (1992).

O ILUMINADO (1980)
The Shining


Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Baseado em um livro de Stephen King.Direção de Stanley Kubrick.Com Jack Nicholson.

RAMBO - PROGRAMADO PARA MATAR (1982)
First Blood


Veterano da Guerra do Vietnã é preso injustamente por xerife (Brian Dennehy), mas consegue fugir e promove uma guerra não só contra o policial mas contra toda uma cidade, causando pânico e destruição, que é o que ele sabe fazer de melhor.

Com Sylvester Stallone.

Seguido por Rambo II - A Missão (1985) e Rambo III (1988).

ROBOCOP - O POLICIAL DO FUTURO (1987)
RoboCop


Depois de ter sido mortalmente ferido em cerco a marginais, policial (Peter Weller) é transformado num misto de máquina e homem a serviço da justiça. É quando tem que enfrentar uma gangue disposta a dominar a cidade, sob a custódia legal de poderoso executivo.

Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Som.Robocop é o primeiro de 3 filmes baseado no personagem Robocop. Os demais foram Robocop II (1990) e Robocop III (1993).

NASCIDO PARA MATAR (1987)
Full Metal Jacket


Um sargento (R. Lee Ermey) treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra quando lá chegam se deparam com seus horrores.

De Stanley Kubrick.

Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (R. Lee Ermey).

RAIN MAN (1988)
Rain Man


Um jovem viaja a asilo a fim de aproximar-se do irmão autista, que não vê desde pequeno, e herdar toda a fortuna paterna sozinho. Em sua viagem de volta, os dois redescobrem antigos sentimentos e passam a viver juntos e sem ressentimentos. Dirigido por Barry Levinson (Mera Coincidência) e com Dustin Hoffman, Tom Cruise e Valeria Golino no elenco.

Ganhou 4 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado em outras 4 categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Ator - Drama (Dustin Hoffman), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

TOP GUN - ASES INDOMÁVEIS (1986)
Top Gun


Pete Mitchell, um jovem piloto, ingressa na Academia Aérea para se tornar piloto de caça. Lá se envolve com Charlotte Blackwood, uma bela mulher, e enfrenta um competidor à sua altura.

Com Tom Cruise e Val Kilmer.

Ganhou o Oscar de Melhor Canção Original ("Take my breath away"), além de ter sido indicado em outras 3 categorias: Melhor Edição, Melhor Som e Melhores Efeitos Sonoros.

Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Canção Original ("Take my breath away"), além de ter sido indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora.

A HORA DO PESADELO (1984)
A Nightmare on Elm Street


Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

Seguido por A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy (1985), A Hora do Pesadelo 3 - Os Guerreiros dos Sonhos (1987), A Hora dos Pesadelos 4 - O Mestre dos Sonhos (1988), A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy (1989), A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy (1991) e O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger (1994).

Além da série de filmes A Hora do Pesadelo, o personagem Freddy Krueger aparece também em Freddy x Jason (2003).

Rodrigo Amaral

Nenhum comentário: